quinta-feira, 7 de maio de 2009

Dicotomia Convergente!



Tenho pensado muito no que escrevi agora, e resolvi compilar os meus pensamentos em alguns trechos que seguem abaixo. Espero que entendam o meu ponto de vista, mesmo que discordando. O intuito é fazer-me compreensivo.


Tenho contato com “N” pessoas de diferentes classes sociais, e, em observações contínuas, percebi a falta de interesse da grande maioria, por absolutamente tudo!

Incluir-me-ei nesse rol, pois ando desinteressado por algumas coisas do senso comum. Bem, ainda discorrendo sobre minhas observações, notei que somos exímios cobradores dos nossos direitos, mas não cumprimos com nossos deveres... Paradoxal não?! Mas, em conversas, já me disseram: “...é assim mesmo, não tente mudar, você fará esforços em vão!”


Deus meu! Nunca pensei que fosse crescer para ouvir isso de coetâneos! Que hoje, implicitamente, obrigam-me a me sentir DIFERENTE, pelo simples fato de que, EU ACREDITO nas mudanças que ouvimos “alguns” falarem e prometerem periodicamente!


O ERRADO virou moda. Descompensado e louco é quem não o faz! Corrupção, improbidade, maus tratos, roubo, sonegação... “Ah! Isso é normal! Se você ou eu não fizer, vem um de lá e faz...” – Já ouvi muito isso!!

E sabe quem paga por esses pensamentos e afirmações?! Nós mesmos! Porque há aí, escandalosamente visível, um ciclo vicioso, um estalão, difícil de ser quebrado. E EU, pobre mortal, desafio as pessoas, que me conhecem ou não, a tentar acabar com isso! Serão “os excluídos, os lunáticos”, e as pressões sociais são difíceis de suportar... Acaba corrompendo.



Lembro-me de quando eu era pré-adolescente, estava assistindo TV e apareceu numa propaganda, uma floresta, em seguida uma ¹figura sentada num tronco, estrutura cadavérica, abatida, olhos fundos, mas falava coisas que ao meu coração tocou. Contava a história de um beija-flor que ao ver um incêndio na floresta, apanhava água do rio e jogava ao fogo. Criticado e incentivado a desistir pelo “rei da selva”, o pássaro respondeu: “sei que não posso apagar esse fogaréu, mas eu estou fazendo a minha parte!”


Portanto, não nos acomodemos, temos o poder de transformar! No final do século XVII, tivemos a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, este documento, até os dias de hoje, solidifica as democracias do mundo, foi aprovado no dia 26 de agosto de 1789, no início da Revolução Francesa. Seguindo os princípios iluministas.



Dos princípios expostos no referido documento, alguns tiveram uma importância toda particular nas constituições de países afora, mas, o que mais me toca é:
O PRINCÍPIO DA SOBERANIA DO POVO. Ou seja, o povo manda! Se estiver aquém dos nossos anseios, mudemos! Mudar o que não está suficiente ao bem comum, também é cumprimento de dever!



“Hakuna Matata”

_______________________________

¹No texto refiro-me ao Sociólogo Herbert de Souza (Betinho) - In Memorian, na propaganda veiculada no início da Ação da Cidadania, onde conta a história do beija-flor que faz a sua parte.

0 comentários:

Postar um comentário