terça-feira, 31 de março de 2009

Participação SUPER-ESPECIAL: Pollyana Rangel

Bom... Esse texto dispensa comentários, segue abaixo a demonstração do potencial dessa amiga querida. BOA LEITURA!!

"Alguém escreveu uma frase bonita quanto mais escuro o caminho... mais a gente vê as estrelas. Será que elas existem por acaso?


O livre arbítrio nos permite interpretar desde as formas mais pessoais até as mais amplas essa afirmação; aliás o ser humano é tão único, tão pessoal, tão ele e só ele... que enjoa. Esse lance de clonagem, pra os animais racionais, não funcionou. Se houvesse o botão do piloto-automático pra nós, humanos, ele seria ativado várias vezes em uma mesma existência. Ou você vai ler isso e ousar dizer que não gostaria de um substituto em ao menos uma dúzia de situações “intransferíveis” pelas quais você passa ou já passou em sua vida? Pensa bem, pra só falar bobagem sem querer...


Bem, esquecendo as estrelas.....


Ah... a vida! É o “substantivo comum” mais importante da gramática, mas pra entender o que realmente eu quero dizer, você tem que saber da “semântica”... O que é a vida... senão a forma “morfológica” de tuas ações? Ah, tem também aqueles “encontros vocálicos” que nos ajudaram muito na construção de nossa identidade sexual (segundo Freud, o que somos nós senão impulso, instinto ligado a libido?)... Voltando aos encontros (vocálicos!)... uns foram “hiatos”, outros “tritongos”!!! , será que de todos eles, restou um “ditongo” (ninguém merece ficar só). Ser dois, ajuda a viver.... Conseguiu, hein!


Mas fica frio(a)... a tua “ortografia” é construída por vc somente... “sílaba por sílaba”, dia-a-dia! E todo mundo tem direito a soltar uma “mortandela” de vez em quando...

Mas diga lá, tem coisa mais atraente do que as “figuras de linguagem”... sim, elas, aquelas farsantes! Tudo bem, já sei que da “metáfora”, da “hipérbole” vc lembra.... mas que droga! O “zeugma”, a “silepse”, o “anacoluto”, ninguém lembra! Nem pra passar no concurso... vc estudou! Poxa, procure entender mais... de vc mesmo!


Preciso me desculpar porque tô misturando a “formal” e a “informal”... mas linguagem é td igual, entendendo é o importa! Vai lá, toma coragem nessa vida, chuta as “vírgulas”, põe “ponto final” onde precisar e se tiver dúvidas se aproveita das “reticências”... Elas sempre dão um ar de sabedoria, quando vc não tem mais o que escrever!!!!!


Posso abrir os “parênteses”? ( dica: usa mais a “exclamação” que a “interrogação”, é mais charmoso, mais presença..... ). Usa os “verbos” no presente (do indicativo, pra ser mais objetivo) e nada de ser o “agente da passiva”... afff.... ninguém merece!


Poxa, já falei de tanta coisa: do caminho, das estrelas, dos humanos, da vida e até da gramática... só esqueci de juntar isso tudo e dizer que... não se segue a vida sem caminhos (mesmo quando você não conhece... vc constrói os seus); não se é humano sem apreciar as estrelas (lembre-se: você vive “abaixo” delas, olhar pro alto é involuntário); pode-se até saber de gramática, mas a semântica é quem te ensina sobre quem realmente você é.


Não misture as bolas, nem só de português vive o homem, mas de todo o sentido que ele dá ao que ele tem.... Epa.... essa o autor é CONHECIDO: sou eu, muito prazer!"


Poliana Rangel


"P.S Muito obrigada as reticências... me ajudaram muito quando eu não sabia mais o que escrever... benditas são as “aspas”!!

(Me diverti muito escrevendo, tava estudando o módulo de português de um concurso e de repente, veio tudo isso..... – risos)."

Pra não perder o costume:
"Hakuna Matata" - Timão e Pumba

sábado, 14 de março de 2009

Doenças Raríssimas - 10 Delas!

10 - Síndrome Riley-Day, insensibilidade congênita à dor

Frequência: 100 casos documentados nos Estados Unidos. Desconhece-se a frequência em outros locais por não ser facilmente diagnosticado por passar quase sempre desapercebida.
Causa: Descoberta recentemente. Deve-se a uma mutação num gene encarregado da síntese de um tipo de canal de sódio que se encontra principalmente em neurônios encarregados de receber e transmitir o estímulo doloroso.

Descrição: São indivíduos totalmente normais no tato e na sensibilidade ao frio, ao calor, pressão e cosquinhas. No entanto, ante qualquer ato que em pessoas normais provocaria dor (como fincar uma agulha) não provoca nenhuma sensação dolorosa. Como consequência disto, costumam morrer mais jovens por traumatismos e lesões ao não sentir nenhum dano. Devem estar sempre sob o cuidado dos olhos quando crianças para que não se machuquem eles mesmos.




9 - Síndrome d
e Moebius

Frequência: Ao redor de 80 casos documentados na Espanha, 200 na Inglaterra e 5 na Argentina.

Causa: Desconhecida. Nem sequer sabe-se se são os nervos, o tronco do encéfalo ou os músculos que são afetados na origem da doença. Existem muitas e variadas hipóteses mas sem provas que as validem.

Descrição: Devido ao não desenvolvimento de nenhum nervo facial, as pessoas que nascem com esta síndrome carecem de expressão facial. Não podem sorrir, nem franzir a testa, etc. Também não podem mover lateralmente os olhos nem controlar a piscada dos olhos. Com freqüência são encontrados dormindo com os olhos abertos. Têm grandes dificuldades em soprar, engolir, falar e qualquer atividade na que estejam implicados os músculos da face.




8 - Hermafroditismo Verdadeiro

Frequência: Ao redor de 500 casos documentados em todo mundo. Desconhece-se a frequência real na população.

Causa: A pessoa hermafrodita é uma quimera. Produz-se pela fusão de dois zigotos de sexos diferentes. Isto é, primeiro um espermatozóide fecundaría um óvulo e depois outro espermatozóide fecundaría um outro óvulo. Os zigotos formados estariam destinados a serem gêmeos, mas acabam fundindo-se e se tornando um único indivíduo que, geneticamente, é mulher e homem ao mesmo tempo. Desconhece-se por que se produz esta fusão.

Descrição: Os hermafroditas têm tanto tecido ovárico como testicular. Os genitais externos são ambíguos e possuem componentes de ambos sexos. As pessoas hermafroditas podem ter aparência tanto feminina como masculina.




7 - Fibrodisplasia ossificante progressiva

Frequência: 200-300 casos documentados em todo mundo. Os poucos conhecimentos que se tem da doença, muitas vezes, impossibilita o diagnóstico. Estima-se que surja um caso para cada dois milhões de nascimentos.

Causa: Desconhecida. É uma doença de herança autossômica dominante. Pensa-se que estão implicados vários genes encarregados de sintetizar fatores de crescimento ósseo.

Descrição: Nesta doença dão-se episódios repetidos de inflamação dos tecidos macios e o desenvolvimento de tumores subcutâneos e nos músculos. Estas lesões provocam a formação de osso em lugares onde nunca deveria existir osso, como ligamentos, músculos, tendões, articulações… Os traumatismos também desencadeiam e fazem avançar a ossificação dos tecidos macios. Progressivamente, o indivíduo irá perdendo cada vez mais a mobilidade até que, por impossibilidade de movimento da musculatura encarregada da respiração, morre por asfixia.



6 - Maldição de Ondina (Hipoventilação alveolar primária)

Frequência: Entre 200-300 casos conhecidos em todo mundo. Por ser causa de morte súbita pensa-se que os casos conhecidos são só a ponta do iceberg e que na realidade 1 bebé a cada 200.000 nasçam com esta anomalia.

Causa: Parcialmente conhecida. A principal causa é uma mutação ou vários do gene PHOX2B, de herança autossômica dominante. Os mecanismos da respiração involuntária não funcionam adequadamente. Ao dormir, os receptores químicos que recebem sinais (baixa de oxigênio ou aumento de dióxido de carbono no sangue) não chegam a transmitir os sinais nervosos necessárias para que se dê a respiração.

Descrição: Nas formas mais leves da maldição de Ondina, o sujeito poderá viver normalmente, mas estará sempre sonolento durante o dia, se cansará facilmente, constante dor de cabeça com aumento do nível de glóbulos vermelhos.
Nas formas mais graves costuma aparecer desde o nascimento, e a maioria de bebês morrem sem que muitas vezes se chegue a saber a causa. No entanto, naquelas pessoas em que a doença piora progressivamente e podem causar a morte de quem dorme, costuma se tratar com ventilação assistida durante a noite.



5 - Síndrome de Proteus

Frequência: 200 casos documentados em todo mundo atualmente. Estima-se que surja um caso por mais de um milhão de nascimentos.
Alguns médicos especialistas defendem que provavelmente seja causado por um gene dominante letal. Outros dizem que se deva a uma recombinação no embrião dando lugar a três tipos de células: Células normais, células de crescimento mínimo e células de crescimento excessivo.

Descrição: Existem uma grande quantidade de malformações cutâneas e subcutâneas, com hiperpigmentação, malformações vasculares e crescimento irregular dos ossos. Produz-se o gigantismo parcial dos membros ou o crescimento excessivo dos dedos enquanto algumas zonas do corpo crescem menos do que deveriam. Tudo isto provoca uma desfiguração extrema da pessoa que costuma ser socialmente estigmatizada. Josep Merrick, o famoso “Homem Elefante”, sofria desta síndrome.




4 - Síndrome Hutchinson-Gilford

Frequência: Ao redor de 100 casos documentados. Estima-se que aparece um caso da doença a cada 8 milhões de nascimentos, ainda que poderia ser maior já que muitas vezes não chega a ser diagnosticada.

Causa: Parcialmente conhecida. A maioria dos casos são produzidas por mutações de herança autossômica dominante no gene LMNA. Este gene participa na manutenção da estabilidade nuclear e a organização da cromatina.

Descrição: Os indivíduos com esta síndrome envelhecem muito rapidamente desde a infância. No nascimento têm uma aparência totalmente normal, mas crescem cada vez mais lentamente que as outras crianças e desenvolvem uma expressão facial muito característica. Perdem o cabelo, adquirem rugas e padecem de um dano severo das artérias (arteriosclerose) que causa à morte nos primeiros anos da adolescência.




3 - Rabo Humano (Rabo Vestigial)

Frequência: Ao redor de 100 casos documentados em todo mundo.

Causa: Não se conhece em profundidade. Acha-se que é produzido pela mutação dos genes encarregados de produzir a morte celular das células que estavam destinadas a formar um rabo.

Descrição: Observa-se a presença de uma rabo na zona final do sacro, no nível do cóccix. O rabo é composto de músculos, vasos sanguíneos, nervos, pele, vértebras e cartilagem.



2 - Gêmeo Parasita (Fetus in Fetus)

Frequência: Ao redor de 100 casos documentados em todo mundo.

Causa: É um exacerbo do caso dos siameses. Dois gêmeos não chegam a se separar completamente quando são zigotos e ficam unidos por alguma zona. Um destes gêmeos cresce enquanto o outro se atrofia ficando no interior do gêmeo são e dependendo completamente dele. Desconhece-se por que os gêmeos não se separam corretamente.

Descrição: Quando o feto hospedador consegue sobreviver ao parto, este fica com um inchaço na zona onde se situe o feto parasita. 80% das vezes encontra-se na região abdominal, mas também pode se encontrar no crâneo e até no escroto. Também pode passar desapercebido no princípio. Mais tarde, conforme a pessoa vai crescendo também cresce o feto parasita.
Ao realizar provas de imagem observam-se órgãos em lugares onde não deveriam existir ainda que também podem se ver umas diminutas pernas, braços, dedos, cabelo ou qualquer outro elemento do feto que tenha desenvolvido. Não há dois casos iguais de “fetus in fetus”, já que os fetos parasitas podem se situar em zonas muito diferentes do feto hospedador e, por tanto, também será diferente o grau de crescimento e elementos que tenha chegado a desenvolver. Há fetos parasitas muito desenvolvidos e outros que só possuem um número escasso de órgãos.




1 - Síndrome do Homem Lobo (Hipertricose Lanuginosa Congênita)


Frequência: 40-50 Casos documentados em todo mundo desde sua descoberta. A incidência natural (sem contar os casos em famílias) estima-se um caso entre 1 a 10 bilhões de habitantes.

Causa: Desconhecida. Pensa-se que é uma mutação e a maioria é de herança familiar e, muito raramente, a mutação dá-se de forma espontânea.

Descrição: As pessoas que padecem da doença ficam completamente cobertas por um longa lanugem (cabelo) exceto nas palmas das mãos e dos pés. O comprimento do cabelo pode chegar a 25 centímetros.
A lanugem é o cabelo fino (como se fosse uma penugem) que aparece nos recém nascidos e que desaparece normalmente depois do primeiro mês do nascimento. As pessoas que padecem desta forma de doença, a lanugem persiste e pode crescer durante toda a vida ou desaparecer com os anos.



"Hakuna Matata" - Timão e Pumba

quarta-feira, 11 de março de 2009

Como Regularizar CPF


Segue abaixo mais uma dificuldade que passei ontem 10/03/2009
  • Caso: REGULARIZAÇÃO DE CPF - Ajuda bastante!

Como regularizar o seu CPF?
Quando o CPF está “Suspenso” ou “Pendente de Regularização” no site da Receita (consulte sua situação cadastral aqui), só podem ser duas as causas:

Omissão de Declaração Anual de Isento (DAI) (o prazo para entrega é entre 01 de setembro e 30 de novembro)

Omissão de DIRPF - Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (o prazo para entrega é até 30 de abril)

  1. Neste caso, é necessário fazer e entregar a declaração (veja aqui os casos em que é obrigatório a DIRPF).
  2. Se tiver fora do prazo (depois de 30 de abril) tem de pagar a multa (mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido).

Se você reside fora do Brasil, só tem duas alternativas:

Quem não tem traquejo na Internet e quiser utilizar o atendimento telefônico para tirar qualquer dúvida ou até mesmo regularizar o CPF, o número do ReceitaFone é 0300-780300.

Após a regularização, demora até 48 horas para atualizar o sistema da receita.

Mais informações podem ser obtidas na Receita Federal - Regularização de CPF.

Espero ter contribuído...

"Hakuna Matata" - Timão e Pumba.

terça-feira, 10 de março de 2009

Novidades do YouTube


É pessoal, vivendo e aprendendo!!!

Diversas vezes já me vi em situações difíceis...

Pretendo até dar continuidade com o quadro “VOCÊ SABIA?”, intencionalmente, para livrar vocês dos micos que já paguei, das mancadas que já dei, dos arrodeios que já fiz para conseguir coisas simples e rápidas. Afff! Nem gosto de lembrar...

Destarte, coloco aqui a minha solidariedade para auxiliar muuuuiiiita genteeee. Porque já sofri com isso até pra fazer trabalhos acadêmicos onde havia a necessidade de apresentar vídeos.

  • Caso de Hoje: COMO BAIXAR VÍDEOS DO YOUTUBE SEM PROGRAMAS – Muito simples, vê só:

Abra a Página do Youtube...

www.youtube.com.br

Vá até “busca (pesquisar)” e selecione o vídeo que você quer...

Veja no navegador (onde você digita www... ), encontrarão o seguinte endereço:

~> http://www.youtube.com/watch?v=b_4LV7Z04AM (aqui é exemplo, mas se quiser conferir, o vídeo é interessante!).

Na parte do endereço acima que está em Verde (youtube), você MUDA para voobys

Ficará assim:


http://www.voobys.com/watch?v=b_4LV7Z04AM

Aperte enter...

Você será direcionado a uma Página para fazer o Dowload do vídeo...

Clique em Dowload salve o arquivo com o nome de sua preferência. Geralmente os vídeos vêm com o formato (extensão) “*.flv”

Ex: nomedoarquivo.flv

Se não rodar na sua máquina, procure baixar um codec de vídeo ou então procure pelo Media Player Classic.

Boa Sorte! Espero ter contribuído...


"Hakuna Matata" – Timão e Pumba.

sábado, 7 de março de 2009

Curiosidades: Psicanalista , Psiquiatra e Psicólogo


O termo “psi”, bastante utilizado pelas pessoas, muitas vezes pode ser permeado de confusão quanto aos significados, principalmente quando se refere aos profissionais indicados por este termo: Psicanalista, Psiquiatra ou Psicólogo.

O Psicanalista é o profissional que possui uma formação em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseado nas associações livres e na transferência. Segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.

O Psiquiatra
é um profissional da medicina que após ter concluído sua formação, opta pela especialização em psiquiatria, esta é composta de 2 ou 3 anos e abrange estudos em neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico para diferentes modalidades de atendimento, tendo por objetivo tratar as doenças mentais. Ele é apto a prescrever medicamentos, habilidade não designada ao psicólogo. Em alguns casos, a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico devem ser aliados.


O Psicólogo tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. O curso tem duração de 4 anos para o bacharelado e licenciatura e 5 anos para obtenção do título de psicólogo. No decorrer do curso a teoria é complementada por estágios supervisionados que habilita o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. Pode atuar no campo da psicologia clínica, escolar, social, do trabalho, entre outras. O profissional pode optar por um curso de formação em uma abordagem teórica, como a gestalt-terapia, a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental.

"Hakuna Matata" - Timão e Pumba

Frases Para MSN Interessantes e Engraçadas!!!


"Se a vida fosse fácil, bebê não nascia chorando."

"Beijo é igual cigarro, não sustenta mas vicia!"


"Mais vale dois pintos na mão do que um na bunda."


"Não se ama duas vezes a mesma mulher." (Machado de Assis)


"O homem casado que não transar com as amigas da mulher, vai transar com quem?" (Eduardo Mascarenhas)


"Não confio em produto local. Sempre que viajo, levo meu uísque e minha mulher." (Fernando Sabino)


"Só acredito naquilo que posso tocar. Não acredito, por exemplo, em Luiza Brunet." (Luis Fernando

Veríssimo)


"Nada na vida é completamente errado. Até um relógio quebrado, duas vezes ao dia está marcando a hora certa."


"Os anjos se fazem notar apenas para aqueles que acreditam na sua existência, embora sempre estejam presentes."


"O Amor se descobre através da prática de amar e não das palavras."


"O esforço é saudável e indispensável, mas sem os resultados não significa nada."


"Tudo que o mundo precisa são de exemplos, e não de opiniões."


"Se caminhar fizesse bem, o carteiro seria IMORTAL"


"Convencido? EU?!? Antes eu era convencido... Hoje, sou perfeito!"


"Dívida pra mim é sagrada. Deus lhe pague!"


"O mundo precisa de mais gênios humildes! Hoje em dia somos poucos..."


"Pra que serve espingarda de 2 canos? Pra matar dupla sertaneja!!!"


"Quem cedo madruga passa o dia com sono."


"Tempo é dinheiro, e tenho tempo de sobra, então sou bilionário!"


"Se Deus é amor, e amor é cego, então Deus é cego?"


"Quem ri por último é quem tem o raciocínio mais devagar."


"Teclado não encontrado, aperte F1 para continuar."


"A fé move montanhas, mas eu prefiro dinamite."


"Cerveja faz mal... quando falta!"


"Cultura enriquece. Pergunte ao dono de uma escola particular."


"Deus criou o homem antes da mulher para não ouvir palpites"


"Drogas fazem a gente perder a memória e uma outra coisa que não lembro."


"Eu indeciso? Não tenho certeza."


"Evite a ressaca, mantenha-se bêbado!"


"Macho que é macho não toma mel. Come abelha."


"Extra! Extra! Gêmeo tenta se suicidar e mata o irmão por engano."


"Homossexualismo não é doença, pois doença tem cura..."


"Mulher grávida vive reclamando de barriga cheia."


"Não roube! O Governo não gosta de concorrência."


"Não tem porque ser pessimista. Não vai funcionar mesmo..."


"Para japonês, qualquer febre é amarela."


"Se barba fosse respeito, bode não tinha chifre."


"Se ferradura desse sorte, burro não puxava carroça!"


"Mulher não vale nada, até pobre tem!"


"Mulher é igual a pão de forma: Quadrada, casca dura, miolo mole e se não comer logo, mofa."


"O estudo é a luz da vida! Poupe luz, não estude."

"Hakuna Matata" - Timão e Pumba

sexta-feira, 6 de março de 2009

Até que enfim... "CONHECIMENTO É TUDO!"

Meu Deus...
Nem acredito que tava me acabando todo pra conseguir inserir uma funcionalidade - considerada pra mim de suma importância - no meu blog. Como só tenho tempo de postar a noite, fica bastante difícil pra mim. Passo o dia todo no trabalho em frente a um micro, quando anoitece vou ficando down, meio lá, meio cá. Mas, após extensas pesquisas, confesso que bem vagarosas, consegui!! Vivaaaa!!! Agora, sou detentor do conhecimento, poderei ajudar a algumas pessoas; publicando aqui o caminho para que não passem por dificuldades semelhantes as quais me encontrava há pouco - e olhe que são 00:44 h.
Valeu a pena! Estou muito contente por essa conquista, alegria, ao meu ver, bastante pertinente, pois sou "o leigo" em blogs. Prometo aprender, junto com todos vocês, é claro, que irão me ajudar a elaborar este espaço que é todo nosso... E pra começar, que tal me ajudar votando na enquete (acima do post), para que possamos iniciar - juntos -, uma longa trajetória em busca do saber?!
"Hakuna Matata" - Timão e Pumba.